Rotina estressante faz mal para a digestão

Quem sofre com gastrite, azia e refluxo normalmente sofre com o stress do dia a dia

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A vida está cada vez mais corrida e não é fácil dividir o tempo entre trabalho, família, amigos… Com isso, atitudes como pular refeições para ganhar tempo ou comer lanches rápidos estão virando rotina. Horas de jejum, alimentação incorreta, nervoso diante dos problemas criam a equação perfeita para que o corpo reclame, especialmente o sistema digestivo.
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Aproveite o fim de semana para relaxar!

Siga os nossos conselhos e deixe o stress só para os dias úteis

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Ainda que o recomendado seja eliminar o stress das nossas vidas, todo mundo sabe que isto é praticamente impossível com trabalho, casa, contas para pagar… Sendo assim, o ideal é começar a mudança aos poucos – que tal deixar os fins de semana mais relaxados? Pelo menos a semana começará renovada! Confira algumas dicas:

  • Mente livre: deixe os problemas do escritório no escritório, deixe as contas no banco e deixe a roupa suja para lavar depois (tanto no sentido literal quanto figurado). Faça uma faxina na mente dormindo até mais tarde, aumentando o som do rádio ou vendo um filme bacana.
  • Movimente-se: se você passou a semana toda sentado trabalhando, aproveite para esticar o corpo e fazer uma caminhada ou sair para dançar. Assim, o organismo libera endorfina, que traz sensação de bem-estar. Auto massagens também mandam a tensão embora.
  • Boas companhias: procure a companhia de quem faz bem para você e fuja de quem suga as suas energias. Jogar conversa fora e dar muita risada faz milagres – e, assim, o corpo fabrica menos cortisol, o hormônio do stress.
  • Cuide de você: aproveite para elevar a sua autoestima e se paparicar. Hora de cortar o cabelo, comprar uma roupa nova, fazer uma massagem, visitar aquele restaurante novo…
  • Tome sol: não precisa ser muito. Um pouquinho de sol (no horário que faz bem – até às 10h ou depois das 16h) traz efeitos benéficos à saúde, à energia e ao humor, mandando a letargia e a depressão embora.
  • Desligue o telefone: se o seu celular é destes que não param de tocar, desligue-o! Nem que seja por uma hora (se você não estiver esperando nenhuma ligação importante). O mesmo vale para os e-mails que não param de chegar.
  • Evite excessos: sim, ir para o bar com os amigos ou ir naquele rodízio de pizza é uma delícia, mas nada em excesso faz bem. Não adianta nada curtir ao extremo no sábado se o domingo for ficar marcado pela ressaca ou pela dor de estômago, não é mesmo? Com moderação, você acorda disposto no dia seguinte.
  • Cuidado com a agenda: às vezes o fim de semana fica com tantos compromissos de lazer que o corpo não descansa. Batizado do sobrinho, aniversário do amigo, salão de beleza, almoço na casa da mãe, cinema com o namorado… atividades legais, claro, mas que juntas dão canseira! Reserve um tempo para ficar à toa no sofá, sem pensar em nada.

Saiba qual é a melhor cadeira para você usar no computador

Independente de marcas e valores, é preciso prestar atenção em alguns pontos para a cadeira não prejudicar a saúde

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Cada vez mais empregos exigem que o funcionário fique horas e mais horas na frente do computador. Passar tanto tempo sentado, na mesma posição, já não faz bem para o corpo, mas se a cadeira não for ideal, é certo que a coluna, o pescoço, os ombros e as pernas vão reclamar. Confira, a seguir, dicas para ter conforto e saúde na frente da tela.

  • O ideal é que a sua cadeira seja ergonômica, feitas especialmente para escritório, macias e com apoio lombar e para os braços. Deve ser de tecido respirável e que não escorrega.
  • Preste atenção na altura da sua mesa e na sua própria altura. A cadeira deve fazer com que você, sentado de maneira confortável e com as mãos no teclado, fique com os cotovelos num ângulo de 90°.
  • Tente colocar os dedos entre a parte de baixo de suas coxas e o assento; se não houve um espaço livre, arrume um apoio para elevar os pés.
  • Os braços da cadeira devem manter seus ombros levemente elevados. Quando você não estiver digitando, é sempre bom ter um apoio para não forçar os ombros e o pescoço.
  • Preste atenção na sua postura: não adianta nada fazer todos estes ajustes se, com o passar das horas, você deslizar pelo assento e ficar com a coluna toda torta.

A gripe pode ser grave, mas a prevenção é simples

Como o vírus da gripe age no nosso corpo?

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Dor no corpo, falta de vontade de levantar da cama, coriza, tosse, febre, enjoo. Os sintomas são tantos e tão ruins que às vezes fica até difícil acreditar que um vírus microscópico, o influenza, pode fazer tanto estrago. Mas faz.
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Dieta mediterrânea com jeitinho brasileiro

Parceria do Ministério da Saúde elabora a dieta cardioprotetora brasileira

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Nos últimos anos a chamada Dieta Mediterrânea conquistou fiéis pelo mundo inteiro. Como o nome sugere, a dieta é baseada nos hábitos alimentares dos povos das regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo – países do sul da Europa, norte da África e sudoeste da Ásia, onde a incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade é bem baixa.

No entanto, alguns dos alimentos indicados nessa dieta não saem muito barato para os brasileiros e foi por isto que o Ministério da Saúde firmou uma parceria para deixar o cardápio mais abrasileirado. No lugar de salmão, castanhas e azeite extravirgem, por exemplo, sardinha, milho, óleo de soja, sopa de feijão e tapioca entram no menu da chamada dieta cardioprotetora brasileira.

À primeira vista, a escolha dos produtos parece gordurosa, mas é gordura benéfica ao coração. Além disto, os ingredientes são ricos em nutrientes importantes para o funcionamento do organismo.

Para facilitar a noção da quantidade indicada por dia, os pesquisadores se inspiraram na bandeira nacional. O prato deve seguir a proporção das cores – muito verde, um pouco de amarelo e menos de azul.

O verde simboliza os alimentos ricos em vitaminas e fibras, como verduras, legumes, frutas e desnatados. O amarelo é o grupo dos alimentos com quantidade razoável de gordura, sal e açúcar, que devem ser ingeridos com moderação (como pães, massas, batata). Por fim, o azul é o grupo das carnes vermelhas, peixes e aves.

O resultado da alteração do cardápio foi um sucesso: os níveis de colesterol dos participantes diminuíram e eles ainda perderam peso. Para incentivar a prática, foram elaboradas 120 receitas que serão testadas em um grupo maior de pessoas. Tem tudo para dar certo!

Videogames fazem bem à mente e ao corpo da terceira idade

Além do mundo adolescente: pesquisas incentivam o uso de jogos eletrônicos pelos avós

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Nada de tricô ou dominó na praça. Para realmente exercitar corpo e mente, a ciência passou a indicar uma nova atividade para os idosos: jogos de videogame. Pesquisadores de várias universidades do mundo fizeram testes com adultos entre 60 e 70 anos e ficaram surpresos com os benefícios dos jogos eletrônicos.

Cumprir missões específicas que requerem estratégia exigiu bastante do cérebro e, de acordo com a Universidade de Toronto, houve uma melhora de 20% na realização de tarefas do dia a dia. Além do aumento cognitivo para fazer multitarefas, a habilidade motora melhorou e a socialização também. A mente esqueceu os problemas da vida, a memória ficou mais potente e o grupo ficou animado quando percebeu que podia passar de fases e avançar com sucesso no jogo.

Além disso, a pesquisa concluiu que as pessoas que sofrem derrame e passam a jogar videogame têm 4,89 mais chances de recuperar a força dos braços.

No entanto, é claro que os idosos não devem largar tudo e passar o dia na frente da tela. O professor da Universidade de Illinois e estudioso do tema, Dr. Arthur F. Kramer, aponta que exercícios, boa alimentação e contato com outras pessoas são imprescindíveis para a saúde.

Suor excessivo tem cura

Incômoda, a hiperidrose pode ser curada ou, pelo menos, minimizada

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Suor excessivo nas mãos, pés, axilas, face. Tão excessivo que chega a pingar. A hiperidrose atinge de 0,6 a 1% da população e, ainda que não seja uma doença, pode causar problemas profissionais, sociais e psicológicos, levando a constrangimentos. Vários fatores explicam o seu surgimento, como doenças da tireoide e emocionais, câncer, menopausa e obesidade. Às vezes nem precisa ter motivo: basta o sistema nervoso enviar estímulos demais às glândulas que produzem suor.
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Acne não é só problema da adolescência, mas tem tratamento

Saiba como surge a doença de pele e o que pode ser feito para eliminá-la

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Quem pensa em acne e espinha pensa logo na época do colégio, quando os hormônios em profusão acabam aflorando de maneira desagradável no rosto, nas costas e no peito. Realmente o maior número dos casos acontece na juventude – dos 11 aos 30 anos –, especialmente nos meninos. No entanto, o problema pode surgir em qualquer idade e por diversos motivos. A boa notícia é que tem cura.
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Vacina em forma de adesivo de silicone está em fase de testes na Inglaterra

Além de ser absorvida pela pele em 5 minutos de maneira indolor, nova vacina dispensa refrigeração

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Cientistas da King’s College de Londres, Inglaterra, desenvolveram um tipo de adesivo de silicone que pode eliminar para sempre as temidas picadas de agulha na hora de receber uma vacina – isso vale para as vacinas feitas com vírus vivo, como a da caxumba, do sarampo e da febre amarela.
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Pipoca faz bem à saúde

Um punhado de milho, um fiozinho de óleo, uma pitada de sal e vários estouros – em poucos minutos, um petisco pra lá de saudável

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Quando pensamos em baldes de pipoca com manteiga e bastante sal, dificilmente pensamos em alimento saudável – e realmente desta maneira ela não é. Por outro lado, a pipoca feita em casa, com pouco óleo e pouco sal, é uma opção que faz muito bem à saúde.
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