5 dicas para você aproveitar a data e parar de fumar já!

Parar de fumar pode ser uma tarefa bem difícil. Pensando nisso, separamos 5 dicas que irão te ajudar nesse processo.

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De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um fumante apresenta 10 vezes mais chances de desenvolver doenças pulmonares, risco 5 vezes maior de enfartar e o dobro de probabilidade de sofrer um derrame.

Apesar de todos esses dados e da unanimidade que são os riscos que o cigarro oferece à saúde, parar de fumar pode ser uma tarefa muito complicada. Pensando nisso, destacamos algumas dicas do próprio Inca para te ajudar nesse processo.

Parada imediata ou gradual

A primeira opção deve ser sempre a parada imediata, aquela em que você deixa de fumar de uma só vez. Se, por qualquer motivo, isso não for possível, uma alternativa é a parada gradual, em que você reduz progressivamente o número de cigarros fumados em um dia, ou adia cada vez mais o horário do primeiro cigarro.

Caso o fumante opte pela parada gradual, é importante ressaltar que ele não deve demorar mais de duas semanas nesse processo.

Repense sua rotina

Muitos fumantes tendem a associar o cigarro a determinados momentos do dia. Se este for o seu caso, é fundamental quebrar essa relação. Busque novas atividades e planeje-as para os horários em que você costumava fumar. Se você tinha o hábito de fumar depois do almoço, por exemplo, experimente dar uma volta no quarteirão ou conversar com um colega de trabalho nesse mesmo horário.

Cuidado com a alimentação

Ganhar um pouco de peso quando se está parando de fumar é normal – até porque o paladar vai melhorando gradualmente, o que estimula o apetite – porém, é necessário tomar cuidado para que isso não saia do controle. Evite alimentos gordurosos, invista em legumes e verduras e fique longe do açúcar. Também é recomendável evitar bebidas alcóolicas e café, que costumam ser um convite a fumar.

Atividades físicas

Procure fazer caminhadas ou qualquer outro exercício que te agrade. Além de ocupar seu tempo livre com algo saudável, você estará ajudando seu corpo a liberar endorfina, um hormônio que aumenta a sensação de bem-estar e ajuda no controle da ansiedade.

Estresse e vontade de fumar

Os primeiros dias sem cigarro serão, provavelmente, os mais difíceis. Quando você estiver estressado e a vontade de fumar bater, feche os olhos, respire fundo e procure se acalmar. Não é o cigarro que vai resolver seus problemas, muito pelo contrário, ele só trará mais alguns.

Evite o primeiro cigarro

Evitando o primeiro cigarro você evitará todos os outros, portanto, seja forte e procure não ficar parado: converse com um amigo, beba um copo d’água ou escove os dentes. Tire o foco da vontade de fumar e saiba que ela dura apenas alguns minutos.

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