A importância do pré-natal

Futuras mamães devem procurar um obstetra para garantir uma gestação saudável e um parto seguro

delboni-obstetra-corte

Tudo o que a mulher faz ou deixa de fazer durante os nove meses da gravidez influencia o bebê que está dentro de sua barriga. É por isto que o pré-natal é de suma importância – com ele, a gestante recebe acompanhamento médico e pode tirar todas as suas dúvidas antes do parto.

O obstetra, médico especialista em gestação, acaba sendo um orientador de diversos assuntos, como consumo de álcool e cigarro, nutrição, sexualidade e alterações de humor. Ele cuida de aspectos tanto biológicos quanto psicológicos e sociais e garante que estas quase 40 semanas passem da melhor maneira possível.

O Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas. Nesse período, a mulher passa por uma série de exames de rotina e de rastreamento que cuida da sua saúde e a do feto. São feitos exames de sangue, urina e fezes, entre outros capazes de detectar infecções. A pressão é medida regularmente e ainda são feitos testes para detectar HIV, sífilis, rubéola e hepatite e também a existência de anticorpos anti-Rh no sangue da mãe.

São esses e vários outros cuidados – como indicação de cursos, exercícios e alimentação – que vão diminuir a chance de complicações e de problemas de desenvolvimento da criança e, se for concluído que o caso é de alto risco, o médico também terá tempo para tratamentos.

E é sempre bom lembrar que a mãe precisa ter voz ativa e perguntar sobre todas as opções possíveis antes de entrar em trabalho de parto. Um costume americano bastante interessante está começando a ganhar fama no Brasil e se chama Plano de Parto. É uma espécie de carta na qual a gestante escreve como prefere passar pelas diversas fases do trabalho de parto e como ela e o seu bebê devem ser tratados antes, durante e depois do nascimento. Ali estarão registrados quais procedimentos médicos a gestante aceita e quais prefere evitar. É um direito da mulher poder participar de questões que envolvem o seu corpo e o bebê.

No Delboni você pode ter todos esses cuidados no Clube 9 Meses, em que o acompanhamento e os exames são feitos por uma equipe pronta para tirar todas as dúvidas da gestante, da família e discutir suas ideias e dúvidas. Com o pré-natal, o plano de parto e uma equipe de confiança, o bem estar e a saúde da mamãe e do bebê ficam em primeiro lugar. Assim, esta fase tão especial fica muito mais tranquila.

Tags:, , , , ,