Agende exames e vacinas com a Turma do Scooby-Doo

Bebês são uma surpresa a cada dia, principalmente durante o primeiro ano de vida, quando os pais estão se adaptando à nova rotina de cuidados com o filho.

blog_Geral_Dia-das-crianças

Bebês são uma surpresa a cada dia, principalmente durante o primeiro ano de vida, quando os pais estão se adaptando à nova rotina de cuidados com o filho. Alguns dos exames feitos logo na maternidade podem evitar o desenvolvimento de doenças que se tornam graves se não forem tratadas com agilidade.

O laboratório Frischmann ajuda os pais de primeira viagem, ou não, explicando melhor sobre os exames e vacinas que precisam ser realizados durante esse período e por que são tão importantes.

VACINAS que os recém-nascidos devem tomar no primeiro mês de vida:

 –  DTP: Protege as crianças de três doenças graves: difteria, tétano e coqueluche. Deve tomar a dose de reforço aos 15 meses.

– Hepatite: A vacina é produzida com o próprio vírus, em sua forma inativa, e deve ser administrada em duas doses, com intervalo de seis meses.

– Hexavalente: Protege contra a bactéria Haemophilus Influenzae tipo B, responsável por doenças graves como meningite, pneumonia e epiglotite. Deve tomar a dose de reforço aos 15 meses.

– Meningococo ACWY: Protege contra os causadores da meningite meningocócica, uma forma grave de infecção. É administrada em três doses: aos 3, 5, 7 e 12 meses.

– Meningococo B Recombinante: protege contra a meningite B, que representa 20% dos casos de meningite bacteriana. É necessário o reforço aos 15 meses.

– Pneumocócica: Protege contra o pneumococo, bactéria que causa meningite e pneumonia.

– Poliomielite: Protege contra a paralisia infantil. Existem dois tipos de vacina: a Sabin ou trivalente oral, produzida com vírus vivo atenuado; e a Salk ou injetável, produzida com o vírus inativado.

– SRC – sarampo, caxumba e rubéola: protege contra essas três infecções virais, que podem trazer riscos irreversíveis em alguns casos

– Varicela: É a famosa catapora, cujo principal problema é o incômodo causado pelas vesículas que se formam pelo corpo e que, depois, tornam-se crostas que coçam muito. A vacina é produzida com o vírus atenuado, o que pode causar reações.

– BCG: vacina contra tuberculose, doença infectocontagiosa que pode atacar os pulmões, ossos, rins e meninges.

 

EXAMES que os bebês devem realizar durante o primeiro ano de vida

– Tipagem sanguínea: realizada ainda na sala de parto, identifica o tipo de sangue A, B, AB ou O – e seu fator Rh – positivo ou negativo.

– VDRL: É um exame para triagem de sífilis. Não é obrigatório, mas faz parte do protocolo de muitas maternidades.

– Teste do pezinho básico e ampliado: A coleta se faz a partir do terceiro dia do nascimento, pois o recém-nascido deve ter sido alimentado. O objetivo do teste é avaliar o risco do recém-nascido para algumas doenças que podem trazer prejuízo para seu desenvolvimento futuro.

– Teste da orelhinha ou triagem auditiva: Verifica se o recém-nascido não tem nenhum déficit auditivo e costuma ser feito após 24 horas de vida.

– Reflexo vermelho: É um teste extremamente simples, feito na maternidade, para afastar a presença de catarata congênita e tumores no olho.

– Teste do coração: Geralmente é realizado a partir do segundo dia de vida da criança e serve para identificar alguma malformação cardiovascular e medir o nível de oxigênio no sangue.

– Teste da linguinha: Observa-se se o freno lingual da criança é muito curto, o que pode prejudicar o processo de fala e da amamentação.

infografico_Delboni_criancas_v4_óculos