Ajude a cuidar do planeta protegendo o solo

Diminuir o consumo de água e aderir a coleta seletiva são atitudes válidas

delboni-solo-corte

Quando pensamos em recomendações para evitar a poluição, normalmente pensamos em cuidar do ar e da água, mas também é importante cuidar do solo. O solo é de suma importância para a humanidade, visto que quase todos os alimentos dependem dele, além de ter papel importante para a filtragem da água e do ar.

O solo também é responsável pelas trocas de gases com a atmosfera e manutenção da temperatura. O problema é que grande parte do solo da Terra está em péssimas condições – há muito solo seco, congelado, contaminado, infértil… Isto sem falar de problemas como erosão e assoreamento.

Atualmente, apenas 11% das áreas da superfície da terra fazem a produção de diversos alimentos que suprem 6,7 bilhões de pessoas. Destes 11%, apenas 3% são solos férteis nativos.

O que fazer para melhorar essa situação? Comece produzindo menos resíduos, visto que o lixo contamina o solo. Investir na coleta seletiva é uma ótima opção. Outra atitude simples é reduzir o consumo de energia, pois consequentemente você ajuda a diminuir a necessidade de novas usinas hidrelétricas que tanto devastam as áreas produtivas.

Tags:, , , , ,