Alimentos da estação: mexerica

A fruta traz benefícios à saúde e à dieta

delboni-mexerica-corte

Esta é a melhor época do ano para encher as sacolas com mexericas – de julho a setembro a produção fica no auge e é possível apreciar seu maior sabor. Excelente opção de fruta pós-almoço, a mexerica possui uma série de vantagens nutricionais.

Vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, muitas fibras e antioxidantes: eis o conjunto que faz da mexerica um remédio para o corpo inteiro. Ela auxilia o sistema digestivo, ajuda o sistema imunológico, cuida dos olhos e da pele, fortifica os nervos, previne anemia e protege contra tumores, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Outra boa notícia é que ela pode ser consumida sem culpa por quem está de olho na balança: uma unidade de mexerica possui cerca de 40 calorias e suas fibras dão a sensação de saciedade, ajudando a controlar a dieta.

E não pense que só os gominhos é que interessam: com as folhas é possível fazer um chá que tem efeito tranquilizante e que ajuda a combater a arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais. Já a sua casca pode ser utilizada para fazer doces e geleias deliciosas.

Tags:, , , , ,