Bafômetro especial diz se você está emagrecendo de verdade

Companhia japonesa cria aparelho que procura traços de acetona no hálito

BlogDB01 (4)

A princípio, o título e o subtítulo do texto podem confundir muita gente – afinal, bafômetro não mede o álcool no organismo? Acetona não é algo que faz parte de alguns removedores de esmalte? Mas a notícia é exatamente esta: japoneses inventaram um tipo de bafômetro que, através da acetona, pode dizer se a sua dieta e o seu esforço estão dando resultados.

Às vezes, por mais que a pessoa mude a alimentação e passe a fazer exercícios físicos, ela não mostra resultados imediatos. A calça continua justa, o ponteiro da balança quase não se mexe… é frustrante. Mas será que todo este empenho realmente não ajudou em nada?

A companhia NTT Docomo é uma empresa de telefones celulares do Japão que mudou um pouquinho o seu foco para lançar este bafômetro. Ao procurar traços de acetona no hálito, o bafômetro diz se o corpo realmente está quebrando gordura.

A química explica: quando o nosso organismo quebra ácidos graxos (gordura), a acetona é um dos resultados finais dessa quebra. Quanto mais ácidos graxos o seu corpo for capaz de quebrar, mais acetona será liberada em sua corrente sanguínea e, consequentemente, a acetona estará presente em seu hálito após ser liberada pelos pulmões.

Sendo assim, mesmo que o resultado demore a aparecer de modo visível aos olhos, é possível saber se o método de emagrecimento está começando a surtir efeito. “Habilitar os usuários a monitorarem sua queima de gordura pode desempenhar um papel fundamental na gestão da dieta diária”, afirmou Tsuguyoshi Toyooka, executivo da empresa. “Diabetes descontrolado causa aumento nos níveis de acetona na respiração e, portanto, nosso protótipo também poderia ser usado para ver se o controle de diabetes está indo bem ou não”.

Vale ressaltar que o aparelho é capaz apenas de medir grandes alterações. Nos três grupos que já testaram o bafômetro, apenas o que cortou a ingestão de alimentos calóricos e começou a praticar exercícios físicos foi capaz de mover o ponteiro do bafômetro.

Tags:, , ,