Chia – tudo sobre a semente que auxilia no emagrecimento

Além do efeito seca-barriga, a chia faz uma verdadeira limpeza no organismo

BlogDB03

A chia ganhou espaço nas dietas brasileiras há pouco tempo, mas sua história é muito mais antiga – a planta é cultivada desde 2600 a.C e desde aquela época o grão de chia era consumido por maias e astecas com a intenção de aumentar a resistência física.

Atualmente, a chia é considerada a grande aliada nas dietas de emagrecimento, mas será que esta fama de milagrosa procede? E como! Por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, ela torna a digestão mais lenta, o que resulta no aumento de saciedade. Isto favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, já que reduz apetite.

As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, e esse “gel” segue no aparelho digestivo, hidratando e protegendo a mucosa do intestino. Suas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, fazendo o excesso ser eliminado nas fezes. Somando todos estes fatos, chegamos à perda de peso.

Mas, por outro lado, a chia não se resume a isto – ela é fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina), minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre) e antioxidantes.

Em outras palavras, a chia tem ação anti-inflamatória, combate os radicais livres e o envelhecimento precoce, contribui com o controle do diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares, auxilia no bom funcionamento intestinal, melhora a resistência e a recuperação muscular, ajuda no tratamento de câncer, cuida da memória e reduz a ansiedade e a depressão.

Quer levar a chia para o seu cardápio? Misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, o gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições. Outra dica é juntar o gel ao mingau de aveia (depois de pronto), vitaminas de frutas, iogurte ou colocar a semente em pratos salgados. Também é possível encontrar a chia na forma de farinha, óleo, floco ou cápsula.

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