Comer carboidratos à noite emagrece

Ao contrário do que todas as dietas dizem, estudo aprova o consumo de carboidratos no jantar

delboni-carbs-corte

Quem está acostumado a ler sobre dietas já cansou de ver que o consumo de carboidratos deve ser evitado à noite. Deixe os alimentos mais pesados para o almoço e reserve sopas, saladinhas e lanches leves para o jantar, certo? No entanto, uma nova pesquisa realizada pela Universidade Hebraica de Jerusalém concluiu algo que diz totalmente o oposto – que quem quer emagrecer não só pode quanto deve comer carboidratos à noite.

“A ideia veio de estudos feitos com muçulmanos durante o mês do Ramadã, quando eles jejuam durante o dia e comem pratos cheios de carboidratos à noite”, contou o Prof. Madar, um dos líderes do projeto. “Eles mostraram que a curva de secreção de leptina havia mudado”.

Sendo assim, os cientistas acompanharam policiais em uma dieta experimental, que reservava os carboidratos somente para o jantar, durante seis meses. Eles examinaram o efeito da tal dieta na secreção de três hormônios: leptina (hormônio da saciedade), grelina (hormônio da fome) e adiponectina (o link entre obesidade, resistência à insulina e síndrome metabólica).

Foi descoberto que as mudanças hormonais foram, no fim das contas, benéficas para quem desejava emagrecer e cuidar da saúde. Os policiais apresentaram picos menores de fome e diminuíram o peso, a circunferência abdominal e a gordura corporal. Consequentemente, reduziram fatores de risco para diabetes e doenças cardiovasculares.

É hora de rever seus conceitos.

Tags:, , , , ,