Conheça a vacina contra o Herpes Zoster, doença que acomete pessoas com mais de 50 anos

Vírus afeta um quarto dos indivíduos com mais de 50 anos que já tiveram catapora na infância

Delboni_herpes_blog1

Conhecida popularmente como “cobreiro”, o herpes zoster é uma doença que acomete principalmente os idosos, causada pela reativação do vírus da varicela, também conhecida como catapora.

“Quando o indivíduo contrai catapora, mesmo depois da doença ser curada, ele permanece com o vírus latente dentro de seus gânglios, bloqueado por seu sistema imune. Quando este indivíduo envelhece ou contrai doenças que causam queda severa de imunidade, o vírus passa a atingir a região próxima a estes gânglios que armazenaram o vírus”, explica Dr. Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas do Delboni Medicina Diagnóstica.

Segundo o especialista, a doença é conhecida como cobreiro porque o vírus toma o trajeto do nervo, formando um caminho de feridas pelo corpo do paciente. “Por se localizar próximo ao nervo, o herpes zoster é extremamente doloroso e causa muito sofrimento a milhões de pessoas em todo mundo”.

A vacina contra o herpes zoster está disponível em nossas unidades e é recomendada para pessoas com mais de 50 anos. Denominada Zostavax®, a vacina é ministrada em dose única e pode ser aplicada juntamente com a vacina contra a gripe, “A Zostavax aumenta a imunidade celular, reduzindo a incidência, a gravidade e as complicações da doença, que causa dor extrema aos pacientes”, afirma Dr. Cunha.

O médico lembra que 95% dos adultos atualmente já contraíram o vírus da varicela, e cerca de um quarto das pessoas com mais de 50 anos em todo o mundo desenvolverão o herpes zoster.

Para mais informações sobre a vacina e sobre a doença consulte seu médico.

Tags:, , , ,