Consciência ativa

Pessoas que ficam muito tempo sem comer podem desmaiar? Por quê?

delboni-mitos-corte

Pessoas que ficam muito tempo sem comer podem desmaiar? Por quê? Muita gente pensa que é por conta do baixo nível de açúcar no sangue, mas isso não é verdade! Já ouviu falar do reflexo vasovagal?

Para responder a essa e outras dúvidas, conversamos com nosso Diretor Médico e cardiologista, Dr. Rafael Munerato:

Quanto tempo de jejum é necessário para uma pessoa desmaiar?

A maior parte das pessoas acredita que o desmaio acontece devido à diminuição dos níveis de glicose no sangue, mas na maioria das vezes isso não é verdade. Em pessoas saudáveis e que não usam medicações hipoglicemiantes é necessário muito tempo de jejum (em geral alguns dias) para os níveis de glicose baixarem ao ponto de causar o desmaio. Isso porque o nosso organismo possui inúmeros mecanismos para manter os níveis de glicose basal mesmo em jejum prolongado.
Em resumo, a maioria das pessoas que desmaiam depois de algumas horas em jejum é devido ao chamado reflexo vasovagal.

O que é o reflexo vasovagal?
O reflexo vasovagal é o nome dado a um efeito reflexo que ocorre pelo estímulo em alguns órgãos que ativam o nervo vago – um nervo periférico que faz parte do sistema nervoso autônomo parassimpático. A estimulação desse nervo provoca no sistema cardiovascular a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial. Se esses efeitos forem acentuados a pessoa desmaia pela bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) e/ou hipotensão (pressão arterial baixa).

Por que isso ocorre?
O que ocorre, na verdade, é que o estômago vazio começa a ter peristaltismo (movimentos involuntários), e a contração do estômago vazio leva ao estímulo do nervo vago e desencadeia o reflexo.

A desidratação ajuda 
a provocar desmaios?

O grau de hidratação influencia muito esse processo. Se a pessoa estiver desidratada, a queda da pressão arterial será mais acentuada, e o desmaio mais provável.

(Texto publicado originalmente na Revista Delboni Auriemo. Você pode fazer o download para iPad neste link (http://bit.ly/XIXQER) ou retirar sua versão impressa em qualquer Unidade de Atendimento do Delboni (http://bit.ly/XIXNc2).)

Tags:, , , , ,