Consequências da falta de sono

Falta de sono pode ainda provocar alterações de humor, dores de cabeça, falta de concentração e de libido além de dores musculares

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Quem nunca teve aquela sensação de corpo quebrado após uma noite em claro? Seja por sofrer de insônia ou simplesmente porque a rotina está exigindo mais tempo acordado, muita gente não consegue dormir o suficiente para descansar o corpo e a mente. O problema é que, em longo prazo, a ausência de sono pode desencadear sérios problemas a saúde.

 

“O sono reestabelece as funções metabólicas e hormonais, sendo imprescindível para a bom funcionamento do corpo e especialmente do sistema imune. Além disso, dormir é uma necessidade fisiológica, e nos proporciona grande parte do equilíbrio físico e psíquico para lidar com os desafios do dia a dia”, afirma Dra. Myrna Campagnoli, especialista em endocrinologia que integra o corpo clínico do Delboni Auriemo.

 

A falta de sono pode provocar alterações de humor, dores de cabeça, falta de concentração, redução da libido e dores musculares. Com o tempo, se o individuo continuar sem dormir adequadamente pode ter danos mais sérios, como ganho de peso, envelhecimento precoce, queda da imunidade – predispondo a infecções -, depressão, ansiedade, hipertensão arterial e aumento dos riscos cardiovasculares.

 

Ainda de acordo com Dra. Myrna, para evitar prejuízos para a saúde, a pessoa deve tentar dormir ao menos 6 horas todos os dias, de preferência durante a noite. A qualidade do sono também é importante, já que interrupções podem reduzir os benefício do mesmo.

 

Abaixo, a especialista traz alguns conselhos para melhorar a qualidade do sono:

Prefira uma alimentação leve durante a noite, pobre em gorduras;

  • Controle o consumo de álcool e cigarros, pois ambos podem gerar euforia, dificultando o sono;
  • Deixe a iluminação do ambiente mais fraca e favoreça a ventilação para que o ambiente não fique abafado durante a noite;
  • Evite praticar atividades físicas perto da hora de dormir; Dra. Myrna Perez Campagnoli 10 de agosto de 2015;

 

A leitura antes de dormir pode ajudar na indução do sono, mas prefira livros e evite e-books, tablets e smartphones. A intensidade da luz das telas estimula a retina, que por sua vez manda para o cérebro informações equivocadas, para que este permaneça alerta e acordado.