Diabetes: sintomas e detecção

Nossa médica Dra. Rosita Fontes fala sobre diabetes, uma doença mais comum do que se imagina.

Corte056

O diabetes é uma doença que vem aumentando no mundo inteiro, chegando a níveis epidêmicos. Um estudo realizado no Brasil demonstrou que, de cada cem pessoas, mais de sete eram diabéticas. Mais grave ainda é o fato de que, desse total de diabéticos, mais de 45% não sabiam que tinham a doença.

Existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 acomete principalmente crianças, adolescentes e jovens com menos de 35 anos; é uma doença autoimune, que ocorre porque as células de defesa do organismo passam a identificar as células produtoras de insulina do pâncreas como se fossem estranhas ao organismo e agridem este órgão, tornando a produção de insulina ausente ou muito baixa. Desse modo, a glicose não é aproveitada pelo organismo.

Já́ o tipo 2 ocorre principalmente em indivíduos com mais de 35 anos; o pâncreas continua a produzir insulina, mas esta não consegue agir adequadamente nas células; é a chamada resistência insulínica, que, do mesmo modo, impede que a glicose seja metabolizada adequadamente.

Os principais sintomas relacionados ao aumento de açúcar no sangue são: perda de peso, apesar da fome frequente e da maior ingestão de alimentos, sede intensa e aumento da vontade de urinar, fraqueza e fadiga.

O diagnóstico do diabetes deve sempre ser feito por um médico, que poderá indicar um ou mais exames, como a glicose em jejum dosada no sangue retirado da veia, a hemoglobina clicada ou uma curva glicêmica.

As pessoas que têm familiares de primeiro grau diabéticos são mais propensas a desenvolverem a doença e devem sempre fornecer esse dado ao seu médico. Para o diabetes tipo 1 há exames de anticorpos específicos – anti GAD, anti IA2 e anti-insulina – que podem complementar o diagnóstico. Quando devidamente diagnosticado, o diabetes pode ser controlado com alimentação apropriada, atividade física e, quando necessário, com medicamentos indicados pelo médico.
Matéria adaptada da edição #4 da Revista do Delboni.

Tags:, , , ,