Diminuir a poluição e conter o efeito estufa contribui para um mundo mais saudável

Cada ano que passa o verão parece mais quente e duradouro e isto é resultado do efeito estufa que leva ao aquecimento global

delboni-efeitoestufa-corte

O efeito estufa acontece quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, como o gás carbônico e o gás metano. Como consequência disso, o calor fica retido e não consegue ser libertado para o espaço.

É importante lembrar que este processo é necessário para manter a vida no planeta – as plantas e os animais precisam de um pouco de calor para existir. O problema é que a poluição dos últimos anos tornou a camada de gases existentes muito mais espessa e o calor ficou excessivo, deixou de ser benéfico e natural.

Isso traz sérias consequências para o meio ambiente. Ações que são comuns na natureza tomam maior intensidade como as mudanças climáticas, aumento na incidência de tempestades, furacões ou tufões e tornados, derretimento das calotas polares, perda de espécies da fauna e flora.

Governos de diversos países e várias ONGs estão na luta contra o efeito estufa, mas você também pode fazer a sua parte:
– Saiba de onde vem a carne: não colabore com a criação de gado na Amazônia, ele é um dos principais indutores da devastação da floresta e o desmatamento é uma grande fonte de emissão de gases de efeito estufa no Brasil.
– Só compre móveis e objetos de madeira certificada: assim você também ajuda a acabar com o desmatamento ilegal.
– Use álcool como combustível e prefiro meios de locomoção menos poluente: a queima dos combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, é uma das causas do aquecimento global.
– Cuidado na hora de escolher produtos e empresas: procure saber o volume de gases de efeito estufa emitido em seus processos de produção, seja nas fábricas, nos escritórios, na frota de distribuição e até mesmo nas viagens de avião de seus executivos.
– Combata o desperdício faça a coleta seletiva: quanto menos resíduos nos aterros, menor a quantidade de gás metano durante sua decomposição.

Tags:, , , , ,