Do fundo do mar para o mundo

Comuns na culinária japonesa, as algas marinhas oferecem muitos benefícios para a saúde.

Corte10

Foi na culinária japonesa que se desenvolveu o conceito de umami, considerado o quinto gosto básico além dos já tradicionais doce, salgado, amargo e azedo. Mistura das palavras “delicioso” e “gosto” em japonês, o sabor incomparável pode ser encontrado nas algas marinhas, populares na gastronomia oriental e na dieta dos vegetarianos e macrobióticos, já que o alto conteúdo proteico pode substituir a carne e outros alimentos de origem animal.

A maioria das espécies de alga ajuda no combate à anemia, já que mantém e restabelece as reservas de ferro no organismo, retarda o envelhecimento da pele, tem baixo teor calórico, promove a sensação de saciedade e ainda ajuda na prevenção da depressão.

Talvez pareça um alimento milagroso, mas a lista de benefícios é realmente extensa. “Além de oferecerem grandes quantidades de minerais e fibras solúveis, as algas fortalecem unhas, pele, cabelo e ossos. O iodo, também presente em peixes e frutos do mar é fundamental para o funcionamento correto da tireóide”, conta a nutricionista Dra. Isabelle Zanoni, coordenadora dos cursos de saúde do Centro de Educação, Saúde e Pesquisa de São Paulo.

Vale lembrar que, devido à alta concentração de sódio, os hipertensos devem ficar atentos ao uso das algas. No mais, só resta aproveitar!

Para saber mais sobre as algas e suas propriedades, confira a matéria completa na edição digital da Revista do Delboni: http://bit.ly/1hjPzOA

Tags:, , , , ,