Dores nas costas durante a gravidez tem solução!

Boa parte da culpa por estas dores é o peso do útero e das mudanças hormonais.

Delboni_2005

Estima-se que 50% a 75% das as grávidas sentem dores nas costas em algum momento do período. Porém, é possível suavizar e algumas vezes evitar esse desconforto, principalmente se a futura mamãe começar a preparar o corpo antes de engravidar. Na maioria das vezes, essas dores musculares na região lombar, ou também conhecidas como lombalgia.

Boa parte da culpa por estas dores é o peso do útero e das mudanças hormonais. Com o crescimento do útero, os músculos abdominais são enfraquecidos e seu centro de gravidade muda de lugar. Entretanto, recorrer a remédios para acabar com essa dor pode causar problemas ao bebê. Até mesmo pequenas doses de analgésicos podem gerar bebês do sexo masculino com problemas de fertilidade na idade adulta, como aponta um estudo feito pelo Rigshospitalet Copenhagen, na Dinamarca, e publicado no jornal especializado em reprodução Human Reproduction.

Existem alguns truques e cuidados que podem acabar com este incomodo. Corrigir alguns maus hábitos e preparar seus músculos para proteger a coluna são alguns deles.

Abaixar de modo incorreto para apanhar algo no chão, dormir em uma posição inadequada e não ficar muito tempo na mesma posição são cuidados que deve ser tomado durante todo período.

Seu médico é a pessoa mais indicada para examinar e diagnosticar as causas deste incomodo. Faça seus exames de rotina e mantenha em dia seu acompanhamento gestacional.