Dormir pouco engorda

Cinco dias de sono restrito podem resultar em um quilo a mais na balança

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Má notícia para os insones ou pessoas que adoram dormir tarde: dormir pouco engorda. E foram várias as pesquisas chegaram a esta mesma conclusão! Um estudo da Universidade do Colorado concluiu que cinco dias dormindo pouco – no máximo 5 horas por noite – é o suficiente para fazer uma pessoa engordar cerca de um quilo.

Outro trabalho, da Universidade de Columbia, constatou que as pessoas que dormem quatro horas ou menos por noite têm 73% mais probabilidades de se tornar obesas. O Instituto Francês para a Nutrição, por sua vez, chega a dizer que a falta de sono desencadeia “verdadeiras epidemias de obesidade”.

Mas existe alguma explicação? Existe: é culpa dos hormônios, que ficam bastante alterados. A leptina, hormônio que inibe o apetite, quase não é retido pelo corpo. Já a grelina, hormônio que dá a sensação de fome, trabalha mais. Sendo assim, pessoas que não dormem muito bem sofrem um aumento de 24% de apetite – e ficam com vontade de comer especialmente os alimentos ricos em gorduras e açúcares.

O efeito é uma bola de neve. A pessoa dorme pouco, sente mais fome, come petiscos calóricos, passa o dia com sono e fica cansada e sem ânimo só de pensar em fazer alguma atividade física. O gasto de energia é quase nulo e o corpo passa a estocar gordura, elevando o peso.

É hora de rever seus horários de ir para a cama!

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