Falta de vitamina D é frequente em idosos

Reposição pode ser feita por meio de remédios e exposição solar

delboni - vitamina d - cortada

A osteoporose é uma doença em que, pouco a pouco, a massa óssea diminui, tornando o osso menos resistente e, consequentemente, mais propenso a fraturas. Um dos fatores determinantes para evitar a osteoporose senil é a manutenção da vitamina D no corpo. “Estudos também têm mostrado uma relação entre o diabetes e a falta de vitamina D”, alerta a endocrinologista Myrna Campagnoli, do Delboni.

Idosos com quantidade insuficiente de vitamina D no organismo devem ser submetidos a tratamentos de reposição por meio de remédios e exposição solar, como atividades físicas e banhos de sol, de acordo com Dra Myrna. A ingestão de alimentos como leite e seus derivados, óleo de fígado de bacalhau, peixes e camarões também ajudam na reposição da vitamina.

“As pesquisas têm indicado que a suplementação associada de cálcio e vitamina D em idosos deficientes contribui para melhorar aspectos da função neuromuscular”, explica a endocrinologista, que sugere a inclusão de 15 minutos de banho de sol na rotina diária, de preferência até as 10h da manhã e depois das 16h.

Tags:, , , , ,