Gestantes que fazem exercícios físicos estimulam o cérebro do bebê

Vinte minutos de exercícios físicos, três vezes por semana, já são suficientes

BlogDB02

Ninguém recomenda a malhação pesada para uma mulher que está grávida, mas exercícios leves fazem bem sim – tanto para a mãe quanto para o bebê. Além de manter a saúde em dia e evitar engordar demais nesta fase, a gestante que pratica alguma atividade física está ajudando a desenvolver o cérebro do bebê ainda no útero.

A descoberta veio com um estudo realizado pela Universidade de Montreal, no Canadá. Os pesquisadores pediram a dez mulheres que elas se exercitassem pelo menos três vezes por semana. A quantidade de exercício a ser feito era medida por um simples conselho: quando mãe sentir um pouquinho de falta de ar, era hora de parar. Algumas caminharam a passos largos e outras correram, enquanto outras andaram de bicicleta ou nadaram. A recomendação era que elas fizessem, em média, vinte minutos de exercício ininterrupto.

Quando esses bebês nasceram e tinham entre 8 e 12 dias de vida, os pesquisadores mediram a atividade cerebral deles e de mais outros 8 bebês usando uma capa com mais de 100 eletrodos. Assim que cada criança dormia, sinais sonoros eram emitidos repetidamente. Ocasionalmente, estes sinais eram interrompidos por um segundo som.

Os cientistas se concentraram na capacidade do cérebro em reconhecer um novo som e as atividades cerebrais dos bebês cujas mães praticaram exercícios mostraram interpretar mais facilmente aqueles sons. Isto demonstra que o cérebro delas se desenvolveu mais rapidamente.

Os especialistas acreditam que tal benefício pode durar a vida inteira. “Estamos otimistas que isso possa encorajar as mulheres a mudarem os seus hábitos de saúde, uma vez que o simples ato de se exercitar durante a gravidez pode fazer a diferença para o futuro do seu filho”, disse o grupo.

Tags:, , ,