Mitos e verdades sobre suplementos alimentares

O que é verdade e o que é mentira sobre o produto favorito dos apaixonados por academia?

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A maioria dos praticantes de esportes e dos seguidores da musculação costuma usar suplementos alimentares para conseguir malhar mais e obter mais resultados. Há quem fique com brilho nos olhos quando encara uma prateleira cheia de suplementos, há quem torça o nariz para eles. Afinal, quais são os mitos e verdades envolvendo estes produtos?

Suplementos funcionam como anabolizantes?
Mito! São duas coisas diferentes. Enquanto os suplementos são produtos destinados a suprir carências nutricionais do organismo, os anabolizantes são medicamentos que envolvem hormônios masculinos. Os suplementos complementam a dieta e são compostos naturais oferecidos pelos alimentos, podendo conter proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e sais minerais. Ao contrário dos anabolizantes, não precisam de prescrição médica, mas precisam ter aprovação da Anvisa (fique atento ao rótulo).

O excesso de suplemento faz mal?
Verdade! Mesmo que o suplemento só tenha produtos naturais em sua composição, tudo o que é tomado em exagero faz mal. Além de poder engordar, o excesso proteico também pode causar sobrecarga renal, desequilíbrio metabólico, intoxicação hepática, aumento de processo inflamatório e redução na perda de peso.

Quem toma suplemento obtém hipertrofia muscular?
Mito! Quem toma suplementos nas condições corretas ganha massa magra e um corpo mais definido, mas não necessariamente músculos grandes. O músculo cresce com exercícios e alimentação correta – o suplemento só ajuda a definir.

Creatina e whey protein pode trazer riscos?
Parcialmente verdade. A creatina pode, dependendo da dose, causar problemas nos rins e no fígado, principalmente em pessoas que já apresentam anormalidades nesses órgãos. Já a whey protein, por ser rica em leucina, pode induzir a proliferação de células cancerígenas e aumentar a resistência insulínica (estágio inicial de diabetes tipo2). No entanto, os riscos ocorrem com o uso indevido. Se houver recomendação e acompanhamento de especialista, sem problemas.

Há contraindicação para o uso do BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada)?
Verdade! Usado para recuperar lesões musculares formadas durante um treino intenso de musculação, ele pode diminuir o nível de serotonina, alterando o humor, sono e uma série de outros problemas emocionais. Pessoas com tendência à depressão devem evitar.

Os suplementos podem deixar de fazer efeito ao longo do uso?
Mito! Suplementos não são como antibióticos, que perdem o efeito se usados diversas vezes. Na verdade, o treino deve ser regularmente alterado para causar estímulo aos músculos e, dependendo do caso, pode ser preciso aumentar ou diminuir a dose do suplemento. No entanto, o efeito não se perde.

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