Pesquisa estabelece o melhor horário para tomar café

Cientista conclui que o melhor momento para um cafezinho é às 10h30

BlogDB01

Para a maioria das pessoas o dia só começa de verdade após uma xícara de café forte. O costume é acordar e já preparar a cafeteira para mandar o sono embora a tempo de chegar ao trabalho, mas um neurocientista afirmou que é melhorar esperar mais um pouquinho.

De acordo com Steven Miller, da Uniformed Services University de Bethesda, Maryland, a melhor faixa de horário para pegar aquele cafezinho revigorante é das 9h30 às 11h30 – ou seja, às 10h30 seria o horário mais garantido. Mas existe alguma explicação lógica para isto? Existe.

A conclusão veio devido à maneira como a cafeína interage com o cortisol, hormônio que ajuda a regular o nosso relógio biológico e também promove a sensação de alerta. Os níveis de cortisol são naturalmente altos logo após acordar e ele consegue permanecer alto por até uma hora. O pico de cortisol, em média, acontece entre 8h e 9h da manhã.

É por isso que, para Miller, é melhor deixar a cafeína para depois desse pico. Beber café enquanto o cortisol já está em alta pode fazer com que as pessoas desenvolvam uma tolerância aos efeitos da cafeína, ou seja: cada vez mais vão precisar de uma dose extra de café para conseguir o mesmo efeito pela manhã.

“Se nós ingerimos cafeína ao mesmo tempo em que a concentração de cortisol no sangue está no pico, você provavelmente não deveria estar tomando ela”, disse o neurocientista. “Um dos princípios fundamentais da farmacologia é usar um remédio apenas quando ele é necessário. Do contrário, nós podemos desenvolver uma tolerância àquela dose administrada de medicamento”.

“Em outras palavras, tomar sempre a mesma xícara de café de manhã vai fazer com que ela fique menos eficiente e provavelmente é por isto que eu preciso de um café expresso agora”, continuou. “O seu café vai ser mais eficiente se você aproveitá-lo entre 9h30 e 11h30, que é quando o seu cortisol está diminuindo gradativamente antes de chegar o próximo pico”.

“Existem alguns outros horários que o nível no sangue se eleva novamente – entre meio-dia e 13h e entre 17h30 e 18h30”, lembra Miller. É melhor deixar o cafezinho pós-almoço para um pouco depois também.