Poluição: inimigo invisível da pele

Cuidados com o ar das grandes cidades

02corte

Quando falamos em poluição, é normal pensarmos em problemas associados à respiração. Correto! Mas, a verdade é que nossa pele também sofre muito com o ar contaminado. Ele estimula a oleosidade e pode aumentar a incidência de cravos e espinhas, causando também o envelhecimento cutâneo precoce.

Em uma cidade como São Paulo, com taxa de poluição às vezes superior aos níveis considerados aceitáveis pela OMS (Organização Mundial da Saúde), cuidar da pele requer atenção especial. Enumeramos algumas medidas que podem ajudá-lo a manter a pele mais saudável:

1. Não esqueça o protetor solar! Além de proteger contra os raios solares, ele também vai criar uma película entre os seus poros e a poluição. Caso passe muito tempo ao ar livre, lembre-se de reaplicar o filtro solar ao menos uma vez ao longo do dia.

2. Ao fim do dia, lave o rosto com um sabonete específico para essa região. É importante limpar bem a pele para que todas as toxinas sejam eliminadas. Opte também por um hidratante, de preferência que possua anti-radicais livres na fórmula, indicado para reparar possíveis agressões causadas à pele.

3. Manter-se hidratado é fundamental para cuidar da pele. Alimentos com alto poder de hidratação, como melancia, melão e água de coco, podem complementar a ingestão diária de água.

4. Procure não tomar banhos muito demorados e quentes, que ressecam a pele e podem piorar ainda mais a sua regeneração.

5. Em nenhuma hipótese durma de maquiagem. Esses produtos obstruem ainda mais os poros, favorecendo a ocorrência de acne e estimulando o envelhecimento precoce da pele.

Tags:, , , , ,