Problemas de concentração podem ser falta de sono

Confira algumas dicas para dormir melhor e evitar que isso aconteça.

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Está com dificuldade de se concentrar? Tem esquecido coisas simples reiteradamente? Anda mais emotivo do que o normal? Se a sua resposta para qualquer uma dessas perguntas foi sim, o problema pode ser a falta de sono, algo cada vez mais comum na atualidade.

Pressionadas pelas exigências do trabalho ou até mesmo dos amigos e familiares, muitas pessoas tem sacrificado o tempo de descanso em nome de um ritmo de vida estressante que, além de diminuir as horas de sono, tem prejudicado a sua qualidade.

Dormir é um dos fatores que contribui para a reparação do córtex cerebral, um dos responsáveis pela memória e concentração. Dessa forma, quando dormimos pouco ou dormimos mal, ficamos mais dispersos e esquecidos.

Confira abaixo algumas dicas para aumentar a qualidade do seu sono e não deixar isso acontecer.

Cuide da alimentação
Durante pelo menos 4 horas antes de dormir, evite consumir bebidas alcóolicas e cafeína. Por funcionar como um estimulante, a cafeína pode dificultar o sono, já as bebidas alcóolicas, por serem diuréticas, podem te obrigar a acordar no meio da noite para urinar o que atrapalha muito o descanso.

Crie uma rotina
Nosso metabolismo demora alguns dias para se adaptar a mudanças no horário de sono, por isso, procure ir para a cama sempre na mesma hora, inclusive aos finais de semana.
Não fique rolando na cama
Se você demorar mais de meia hora para pegar no sono, levante da cama e vá fazer alguma coisa relaxante como ler um livro ou ouvir uma música tranquila. Ficar rolando na cama só aumenta a ansiedade e dificulta o sono.

Eletrônicos desligados
Nada de dormir com a televisão ligada ou mexer no celular até adormecer. Aparelhos eletrônicos, em geral, estimulam muito nosso cérebro e prejudicam o relaxamento.

Descanso na medida
A maioria dos adultos precisa de 7 a 8 horas de sono diárias para recuperar as suas energias. Dormir muito menos ou mais do que isso pode trazer uma série de problemas para a saúde.

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