Proteja-se da Pneumonia. Vacine-se

Com o tempo frio se aproximando, a Pneumonia se torna mais comum e pode trazer complicações. Saiba mais sobre a vacina e suas indicações.

delboni_blog

Embora esteja entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas e cerebrovasculares, a pneumonia nem sempre é diagnosticada precocemente, principalmente nos idosos. Segundo Dr. Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delboni Medicina Diagnóstica, a doença é mais facilmente transmissível durante as estações com menores temperaturas.

A queda nos termômetros também favorece a baixa da imunidade, que contribui para o contágio da pneumonia, que nada mais é do que um processo inflamatório do tecido pulmonar. “O quadro pode ficar ainda mais grave nos idosos, que são mais sensíveis aos agentes externos devido a falhas no sistema respiratório”, afirma o médico.

Para evitar que a doença leve a quadros mais graves nos idosos, a família deve se atentar a alguns sintomas, como apatia, perda de apetite, confusão mental e cansaço. Muitas vezes a pneumonia acaba passando despercebida, pois nos mais jovens os sintomas mais comuns são tosse, febre e dor no peito.

“A prevenção é com certeza a melhor medida. Os idosos não podem deixar de se vacinar contra pneumonia, pois ela ainda está entre uma das causas frequentes de morte na terceira idade. A imunização não só protege contra a pneumonia, como também de outras doenças causadas pelo pneumococo, como a meningite, otite, septicemia e infecções bacterianas do sangue”, afirma o especialista.

No Brasil, a vacina pneumocócica conjugada 13 valente, que previne as infecções causadas pelo pneumococo (nome popular da bactéria Streptococcus pneumonia), é indicada para os idosos, mas também para a proteção de lactentes e crianças de seis semanas até seis anos de idade, previne infecções contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o sorotipo 19A. Ela é a única que oferece proteção a quase 100% dos sorotipos atualmente associados à resistência à penicilina no País.

A vacina já está disponível em nossas unidades, para mais informações entre em contato com nosso Atendimento ao Cliente: São Paulo: (11) 3049-6999 | Santos: (13) 4004-6999.

Tags:, , , , , , , , , , , ,