Proteja-se das viroses comuns no verão

Calor excessivo e pior condição de armazenamento dos alimentos favorecem o aparecimento dessas doenças

Delboni_blog_700x240

A estação mais quente do ano é também conhecida pela grande incidência de viroses, que provocam principalmente vômitos, diarreias, febre e dores no corpo. “Os tipos mais comuns são as gastroenterites causadas por vírus, como o Norovírus, Rotavírus, Enterovírus, e Adenovírus Entéricos”, afirma a Dra. Ligia Pierrotti, infectologista que integra o corpo clínico do Delboni Auriemo completando que essas doenças costumam ter duração de três a cinco dias.

Segundo a médica, o aparecimento das gastroenterites se dá com mais frequência no verão por conta do calor excessivo e da pior condição de armazenamento dos alimentos. “Essa atenção inclui também a água ingerida e os líquidos em geral. Todas as frutas e legumes devem ser bem lavados antes de serem consumidos”, diz Dra. Ligia.

Outro cuidado fundamental é a lavagem das mãos antes de preparar alimentos, assim como na hora de se alimentar e após ir ao banheiro. “É importante também não esquecer de lavar as mãos após trocar fraldas das crianças”. Ela ressalta que embora todas as pessoas possam desenvolver gastroenterite, crianças, idosos e pessoas com imunidade mais baixa podem apresentar um quadro de gastroenterite mais importante, com maior risco de desidratação.

“Em geral, as gastroenterites não têm diagnóstico etiológico, ou seja, da sua causa específica. Embora existam exames de fezes específicos que permitem o diagnóstico preciso do agente causador, esses testes são pouco solicitados porque, geralmente, o tratamento é realizado com medidas gerais como orientação alimentar, hidratação, uso de antitérmico, antieméticos (para náuseas e vômitos) e repouso”, finaliza a infectologista.