Sete hábitos podem manter o seu coração saudável – você os segue?

Pesquisa americana que maioria das pessoas ignora recomendações da OMS

delboni-coração-corte

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na hora de evitar doenças cardíacas graves como o acidente vascular cerebral (AVC) ou o infarto. São apenas sete: não fumar, praticar exercícios regularmente, controlar a pressão arterial, controlar os níveis de glicose, controlar o colesterol, adotar uma dieta balanceada e manter o peso ideal.

No entanto, uma recente pesquisa realizada pela Universidade Northwestern mostrou que, dos 45 mil americanos entrevistados, apenas 1,2% segue esta lista de recomendações. Ainda que os Estados Unidos tenham a fama de nação do fast food, o Brasil provavelmente não fica tão atrás assim – de acordo com dados do IBGE, a obesidade atinge 12,5% entre os homens e 16,9% entre as mulheres e o excesso de peso é observado na metade da população.

O fato é que, ao todo, há cerca de 14,8 milhões de brasileiros obesos. O número equivale à quase metade dos obesos dos Estados Unidos, mas isto não é motivo de orgulho, e sim de preocupação. A OMS estima que a cada ano 17 milhões de pessoas morrem devido a problemas cardiovasculares, então é preciso ter cuidado – e os bons hábitos não são tão difíceis de serem adotados.

Os pesquisadores analisaram as taxas de mortalidade e descobriram que quem seguia pelo menos seis das sete recomendações tinha 51% menos chances de morrer em comparação com aqueles que seguiam apenas um dos hábitos. Alguém precisa de mais incentivo para mudar os seus costumes?

Tags:, , , , ,