Sua maneira de reagir a frustrações pode afetar sua saúde

Sensação de incapacidade pode trazer sérias consequências

delboni-frustração-corte

É praticamente impossível não ter nenhuma frustração ao longo da vida. Pode ser um relacionamento que não deu certo, o chefe que promoveu um novato e não você, o fato de passar o ano todo estudando e ter enxaqueca no dia do vestibular. A frustração é uma sensação de incapacidade que geralmente surge justamente quando envolve algo que não dependia de você.

O problema é que, mesmo sabendo que o ocorrido não dependia delas, muitas pessoas não lidam bem com este sentimento. Ainda que um pouco de frustração ajude a desenvolver a capacidade de adiar gratificações e de se adaptar, se a pessoa não souber lidar com ela pode acabar prejudicando a própria qualidade de vida, desenvolvendo stress, depressão ou ansiedade.

Dentre as reações mais comuns, temos a agressão, a regressão (mais comum em crianças), o afastamento, a repressão e a sensação de culpa. Também existe o comportamento compensatório (voltar-se às drogas, ao alcoolismo ou à comida). Segundo vários especialistas da mente, no fim das contas toda frustração leva a uma agressão – seja uma agressão a outras pessoas ou a si mesmo.

É preciso desenvolver os pilares da resiliência – a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico. São eles: introspecção, independência, capacidade de se relacionar, iniciativa, humor, criatividade, moralidade, empatia, criatividade e autoestima.

Uma boa dica é analisar as suas metas, planos e imagens das pessoas – procurar saber se as suas expectativas são realistas, possíveis. Quais as probabilidades efetivas de que suas projeções realmente se realizem? Lembre-se que o mundo muda muito rápido e ele não gira ao seu redor. Muitas coisas estão fora do nosso controle, então agradeça pelo o que você conseguiu e releve, o máximo que puder, o que não deu certo. E lembre-se: ter um plano B (e um C, um D) é sempre bem-vindo para deixar a angústia para trás.

Tags:, , , , ,