Tomar chá regularmente pode reduzir em 70% os riscos de derrame

Conheça todos os benefícios dessa bebida milenar

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Está gripado? Toma um chá de limão. Bateu aquela dor de estômago? Chá de boldo é tiro e queda. Ficou nervoso? Um chazinho de camomila vai te acalmar.

Todo mundo já ouviupelo menosuma dessas frases em algum momento da vida. Mas mais do que apoio na sabedoria popular e respaldo da experiência de vida de todas as avós do planeta, os benefícios de um bom chá já foram cientificamente comprovados.

Um estudo do Instituto de Saúde Pública e Proteção Ambiental de Bilthoven, na Holanda, concluiu que homens que bebiam chá preto diariamente tinham até 70% menos chances de sofrer um derrame do que os que não ingeriam a bebida.

Outra pesquisa, desenvolvida e publicada pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo, constatou que o consumo regular de chá verde pode ser um grande aliado para a perda de peso, diminuição da gordura corporal e redução dos níveis de triglicérides.

Os benefícios do chá são tão evidentes que, apesar da bebida se enquadrar na categoria de gêneros alimentícios, seu potencial famacoterapêutico já foi reconhecido até pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Vale a pena experimentar!

 

Modo de preparo e receitas

Os chás são normalmente preparados por infusão. Esquente bem a água e, um pouco antes dela ferver, acrescente as ervas e deixe o recipiente abafado por 3 minutos. O ideal é usar uma colher de sopa de erva para cada 350mL de água. Caso a receita envolva cascas ou caules, ferva a água com essas partes dentro por alguns minutos.

Confira abaixo algumas combinações e seus benefícios para a saúde.

Chá Digestivo – Boldo, Carqueja e Camomila

Chá Termogênico – Cravo, Canela, Gengibre e Chá Verde

Chá Antiviral – Limão, Gengibre e Alho

Chá Calmante – Capim-cidreira, Maracujá e Folha de Laranja

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