A vacina da gripe já está disponível no Delboni!

A dose pode ser tomada por todas as faixas etárias e deve ser aplicada antes do início do inverno

Delboni_abril_2-24

As temperaturas mais baixas em algumas regiões de São Paulo favorecem a atividade dos vírus respiratórios, como o da gripe (doença causada pelo vírus Influenza ou H1N1). Por conta desse cenário, o Delboni Medicina Diagnóstica começa sua campanha de vacinação contra a gripe.

Este ano serão oferecidos ao público dois tipos de vacinas: a tradicional trivalente, que protege contra três tipos de vírus em combinação (A/California/7/2009 (H1N1), A/Switzerland/9715293/2013 (H3N2) e B/Phuket/3073/2013), e a quadrivalente, que adiciona aos demais o vírus B/Brisbane/60/2008.

“Embora possa ser tomada em qualquer época do ano, recomendamos que a imunização seja feita antes do inverno, evitando que a maior exposição ao vírus possa se tornar um risco”, afirma Dr. Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delboni Medicina Diagnóstica.

O doutor explica que a vacina contra a gripe pode ser tomada em qualquer idade e não costuma provocar efeitos colaterais, como muitos sugerem. Só há contraindicação para crianças menores de seis meses de idade, pessoas que já sofreram hipersensibilidade por conta da vacina ou que têm alergia à proteína do ovo.

“Muita gente acredita que a dose deve ser tomada apenas pelos grupos de risco – crianças, idosos e gestantes – mas isso é um equívoco. Afinal, a gripe pode atingir de forma severa indivíduos jovens e saudáveis. Além do mais, as aglomerações das grandes cidades facilitam ainda mais o contágio. Um só espirro dentro de uma sala fechada de escritório ou do vagão do metrô pode contaminar várias pessoas”, afirma o especialista.

Segundo Dr. Ricardo, todos os anos a vacina sofre alterações para proteger dos tipos virais que terão maior possibilidade de circular durante a temporada de gripe. “A organização Mundial da Saúde (OMS) se baseia em estudos mundiais para definir as composições das vacinas para os hemisférios norte e sul, que podem ou não serem iguais. Por isso é comum que a cada ano ela seja alterada”, conclui o médico.

Para tomar a vacina, não é preciso pré-agendamento. Basta ir à unidade mais próxima do Delboni Medicina Diagnóstica. Você pode encontrar a lista de unidades com serviço de vacina disponível pelo site: http://www.delboniauriemo.com.br/