Você sabe o que é Lúpus?

Uma doença autoimune de causa ainda desconhecida que pode afetar a pele, articulações, rins, pulmões

LUPUS

 

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), ou apenas Lúpus, é uma doença inflamatória crônica , ou seja, ataca o próprio o sistema responsável pela produção das defesas dos mecanismos de inflamação. São diagnosticados dois tipos diferentes da doença: o discoide ou cutâneo: que se manifesta através de manchas avermelhadas na pele, principalmente em áreas onde a exposição à luz do sol é frequente (rosto, braços, orelhas e afins) e o sistêmico: na qual alguns órgãos internos são comprometidos.

Sintomas como lesões cutâneas, dor nas juntas, queda de cabelo, aftas e fraqueza, podem aparecer ao longo dos anos ou evoluir de forma rápida. O diagnóstico depende muito da eficácia do médico em reconhecer os sinais, pois ainda não existe um exame 100% específico para a detecção do Lúpus. Alguns testes laboratoriais como sangue/urina e imagem podem auxiliar não no diagnostico da doença, mas na identificação da existência ou não de sinais de atividade da doença.

No Brasil, ainda não existem dados exatos sobre a doença, mas a Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que 65 mil pacientes, a maioria mulheres entre 16 e 55 anos, são afetados pela doença. Sua causa ainda é desconhecida e graças a isso seu tratamento deve ser personalizado, variando a intensidade e seu tempo de duração conforme o tipo de manifestação apresentada no enfermo. Por ser uma doença crônica, é essencial o acompanhamento regular com o seu médico para o acompanhamento do Lúpus.

Tags:, , , , , ,